segunda-feira, 17 de maio de 2010

Marketing

Essa matéria servirá de apoio e compreensão do cap. 15

A primeira campanha promocional do mundo

coca_ok1

Ninguém questiona nos dias de hoje a importância de diversificar o destino da verba de marketing de uma empresa. Mas há 83 anos, uma companhia saiu na frente: a Coca-Cola. Enquanto a maioria das empresas investiam em divulgação em rádios, revistas e jornais, a fabricante de refrigerantes americana surpreendeu os consumidores nos Estados Unidos com uma promoção inusitada.

De março a agosto de 1927, a Coca-Cola colocou nas principais revistas da época anúncios com as seis principais razões que faziam as pessoas gostarem de seu principal produto. Os consumidores deveriam determinar qual das razões era a mais importante e escrever um parágrafo sobre por que aquela característica contribuía com a popularidade do refrigerante.
As seis razões (Six keys) eram: sabor, sede, pureza, preço (custava um nickel, ou US$ 0,05), socialização e refrescância. A melhor frase levava US$ 10 mil. O prêmio para a segunda colocada era de US$ 5 mil. Terceiro, quarto e quinto colocados recebiam US$ 2,5 mil, US$ 1.000 e US$ 500, respectivamente. Outras dez pessoas embolsaram US$ 100, vinte consumidores receberam US$ 50, duzentos ficaram com US$ 25 e quatrocentos foram presenteados com US$ 10. No total, 635 pessoas dividiram US$ 30 mil, o primeiro prêmio de uma promoção feita por uma empresa do mundo.
Quem conta a história da primeira campanha promocional do mundo é Phil Mooney, arquivista e historiador que trabalha para a Coca-Cola há 30 anos. Leia aqui.
Hoje, são muitas as empresas que realizam promoções para divulgar marcas e conquistar clientes.
E a sua empresa? Já realizou alguma ação do tipo? Como foi? Valeu a pena?

Fonte: http://revistapegn.globo.com/
fevereiro 17th, 2010 in Empreendedorismo, Marketing |

4 comentários:

  1. Olá pessoal,

    Gostei de ver a animação de vocês!
    Parabéns!
    O blog ficou bem legal.

    Abs,
    Andrea Brieger

    ResponderExcluir
  2. A matéria sobre Marketing é muito interessante, a valorização do cliente é muito importante para o sucesso de uma empresa.

    ResponderExcluir
  3. Oieeee que bacana essa reportagem!
    Amanda

    ResponderExcluir
  4. Bacana! nuca poderia imaginar que alguém tivesse uma ideia dessas em 1927!

    Bianca

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!